segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

tipos de densitometros

Tipos de densitômetros

Existem três tipos de densitômetros:
  1. Transmissão - A transmissão densitômetro mede a quantidade de luz transmitida através de um material transparente. Ela determina a opacidade para diferentes áreas de uma transparência original ou do filme processado negativo ou positivo.
  2. Reflexão - Um densitômetro de reflexão mede a quantidade de luz refletida por uma superfície, como uma reflexão original. As leituras de reflexão são também utilizadas para calcular total ganho de ponto, o erro de matiz, tom de cinza, e outras características de peças impressas.
  3. Combinação - Um densitômetro que mede a densidade de reflexão e transmissão.
Densidade e opacidade são a mesma coisa, mas eles são medidos de forma diferente. A densidade é medida com as leituras que são executados em uma escala de 0 a 4.0, com o maior número com a maior densidade. A opacidade é medido em números decimais variando de 1 a 100. Quanto maior o número, a opacidade, o Grande.

1 comentário:

  1. Catarina, mais uns complementos para melhorar ainda mais o seu texto:

    Densidade óptica é definida como o logaritmo decimal da opacidade.

    O densitômetro é um instrumento projetado para controle de qualidade dos processos gráficos. Ele realiza leituras tanto sobre substratos transparentes (fotolitos = densitômetro de transmissão) quanto sobre substratos opacos impressos (papéis/cartões = densitômetro de reflexão).

    Para realizar estas "medições das cores", o densitômetro incide um feixe de luz sobre a superfície a ser medida e analisa a luz reemitida desta superfície. Esta luz reemitida é analisada com três filtros coloridos (vermelho, verde e violeta), é convertida posteriormente em valores logaritmos e expressa no display, apresentando na forma de valores numéricos.
    No display, estes valores numéricos serão expressos como uma composição das cores Cyan (C), magenta (M) e amarelo (Y), que correspondem às tintas básicas utilizadas para impressão de quadricromias (revistas, cartazes,etc).
    Porque o densitômetro converte para valores logaritmos que vão de (0,00 a 4,00)? Porque os seres humanos veêm as variações de cores de forma logarítma, então o densitômetro (que nada mais é do que um "olho eletrônico") deve funcionar de maneira idêntica.

    Valores de densidade óptica baixos (ex: 0,30) indicam que as cores são claras, suaves e valores de densidade óptica altos (ex: 1,30) indicam que as cores são fortes, escuras e saturadas.

    As cores são corretamente expressas através dos seus atributos: tom (e subtom), saturação e luminosidade.

    O tom determina a "familia" da cor: verde, vermelho, amarelo,etc;
    A saturação determina a "pureza" da cor, ou seja, se ela é forte (intensa) ou fraca (suave);
    A luminosidade determina se esta cor é clara ou escura;
    O subtom está relacionado ao tom e indica um leve desvio desta cor para outro tom: um vermelho pode ter subtom levemente amarelado ou levemente amagentado, mas não deixa de ser vermelho.

    O densitômetro não é um instrumento com altíssima precisão para ler todos os atributos da cor descritos acima, sendo necessário utilizar um espectrofotômetro.

    O densitômetro consegue ler apenas o tom, o subtom e a saturação das cores e expressar em uma linguagem CMYK.

    Ricardo Cuenca
    Especialista em tintas e colorimetria

    ResponderEliminar